Voluntários, servidores públicos, membros da comunidade luceliense dedicaram o último final de semana (22 e 23 de janeiro) às atividades de levantamento, seleção e higienização dos acervos que contará o futuro arquivo histórico municipal de Lucélia.
A ação almejada há anos foi uma iniciativa da Diretoria Municipal de Turismo, e coordenada pelo professor e historiador, Victor Hugo Silva Souza, da cidade de Pauliceia.
Abrilhantada pela presença do historiador de Lucélia, Marcos Vazniac, a iniciativa ocorreu considerando todos os tratados de prevenção à Covid-19 e as medidas de proteção aos riscos biológicos e físicos no espaço.
Idealista, a equipe removeu dezenas de caixas do antigo prédio da Prefeitura, ao lado do Conselho Tutelar, onde, no passado foi a sede da biblioteca Paulo Sambaqui e da Polícia Militar.
“É uma honra participar desse trabalho, o povo luceliense nesse momento se questiona acerca de quem é, cabe a nós auxiliar essa gente saudosa a descobrir as grandiosidades de sua histórica” afirma o historiador Victor Hugo.
Reiterando as palavras do historiador o graduando em História, Andre Fernandes Silva, também afirma:
“Essa é uma experiência enriquecedora para minha vida profissional. É maravilhoso pensar que estamos ajudando na construção da memória de Lucélia enquanto recontamos seu passado”, disse Andre.
Há previsões de que a primeira fase do trabalho perdure por mais algumas semanas e auxilie no desenvolvimento social e turístico da cidade de Lucélia.
(fonte: Marcos Vazniac)
Lucélia